REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

PROVÍNCIA DE TETE

DISTRITO DE MARARA





ASSOCIAÇÃO DOS NATURAIS E AMIGOS DE MARARA
(AMARARA)







PROJECTO DE PROMOÇÃO DA CULTURA DA REGIÃO DE MARARA – II





MARARA, MARÇO DE 2015












ÍNDICE

                                                       I – Introdução
                                                     II – Título do Projecto
                                                   III – Titular do Projecto
                                                   IV – Descrição do Projecto
                                                    V – Objectivos do Projecto
                                                  VI – Importância do Projecto
                                                VII – Custos do Projecto
                                              VIII – Conclusão




 


       I – INTRODUÇÃO:

             Ukafuna kuongola nthawi, uongole ukaliutete” diz um provérbio nyungwe, que traduzido na língua oficial portuguesa significa “se pretendes endireitar um galho, faça-o enquanto ainda tenro”.

            O homem é um ser social. Desde a tenra idade as crianças aprendem dos adultos a forma como se vive neste mundo, ou seja, através dos adultos aprendem a maneira como se relacionar com outros seres, conhecem os momentos de alegria e de tristeza, como encará-los, conhecem as suas manifestações culturais, quando e como são praticadas, etc. O que as crianças não aprenderem dos adultos, dificilmente poderão realizar de forma correcta.

             A Associação vê, pois, a necessidade de os mais velhos da região de Marara passarem o testemunho da sua cultura para os mais novos, ensinando-os a praticar as manifestações culturais locais para que, correctamente, saibam como estas são praticadas, garantindo assim, a sua valorização, divulgação e perpetuação.

             É com esta finalidade, que a AMARARA concebeu o projecto de Promoção da Cultura da Região de Marara-II.










           II – TÍTULO DO PROJECTO:

               O Projecto denomina-se MARARANDO–II. (Mararando, que significa fazer de forma continua coisas de Marara e II, porque tratar-se do segundo projecto de promoção da cultura da região de Marara).









          III- TITULAR DO PROJECTO:


              A Associação dos Naturais e Amigos de Marara (AMARARA), criada no dia 27.07.2013, com sua sede social na sede do Distrito de Marara, Província de Tete,  legalizada pelo despacho nº 07/GGT/2013, de 03 de Julho, de Sua Exª Governador da Província de Tete, registada no dia 11.08.2014, na Conservatória das Entidades Legais sob nº 100520230, é a titular do presente projecto.

      





          IV – DESCRIÇÃO:

           Consciente de que a vitalidade da cultura de um povo é garantida através da passagem do testemunho dos mais velhos para os mais novos, a AMARARA concebeu o projecto MARARANDO-II que visa, fundamentalmente, levar aos mais velhos à transmitirem os conhecimentos culturais de que são detentores aos mais novos.

         Para tornar realidade o presente projecto, na fase primária, serão inscritas 70 (setenta) crianças (com idades compreendidas entre 5 e 17 anos) de ambos sexos as quais serão assistidas por 06 (seis) adultos (instrutores), também de ambos os sexos, experimentados na área da cultual local, os quais ensinarão aos petizes a praticar diversas manifestações culturais da região de Marara. Os adultos serão seleccionado tendo em conta os conhecimentos que têm nas várias áreas das manifestações culturais da região, nomeadamente: o canto, a dança, a poesia, o conto, o teatro, o humor, a anedota, a escultura, a olaria, entre outras. As crianças a serem inscritas provirão da sede do Distrito e das aldeias vizinhas e serão seleccionadas e enquadradas nas diversas manifestações culturais de acordo com a vocação, aptidão e opção individual.

         Os ensaios ocorrerão duas vezes por semana, sendo às quartas-feiras no período de tarde e aos sábados no período de manhã, dias, obviamente, escolhidos em consenso entre os instrutores, os pais e/ou encarregados de educação e as próprias crianças.

         Para cativar a participação dos petizes bem como dos instrutores, serão oferecidos lanches no fim de cada sessão de ensaios. Às quartas-feiras serão oferecidos lanche enquanto que aos sábado serão oferecidos lanches e almoços. Os instrutores terão ainda o direito à subsídios para garantir a sua motivação em prol do trabalho que irão realizar.

         Para garantir a realização dos ensaios e a apresentação das actividades culturais aprendidas será necessária a aquisição de instrumentos musicais, entre tradicionais e convencionais, vestes próprios para cada actividade bem como aparelhagem de amplificação do som.

       Os petizes que demonstrarem talentos extraordinários serão premiados e objectos de acções de acompanhamento por parte da Associação com vista a lhes elevar à outros patamares da arena cultural.

       O projecto MARARANDO-II na fase experimental, isto é, no ano 2015 será executado na sede do Distrito de Marara com início no mês de Julho e seu término no dia 12 de Dezembro, dia da elevação de Marara à categoria de Distrito. De acordo com os sucessos que forem obtidos nesta fase, o projecto será expandida para os Postos Administrativos e Localidades do Distrito de Marara.







       V- OBJECTIVOS:

               Este projecto tem como objectivos levar as crianças de Marara ao conhecimento e à prática da sua cultura para que futuramente tenham referências práticas das manifestações culturais das suas comunidades, garantindo assim a valorização, a divulgação e a perpetuação destas. A associação pretende criar grupos culturais polivalentes infantís, para que o distrito de Marara, à médio prazo, seja uma “potência” na área da cultura.



        VI – IMPORTANCIA:

O presente projecto reveste de grande importância porquanto permitirá que as novas gerações das comunidades mararense conheçam a sua cultura, evitando assim o risco de ignorarem as manifestações culturais das suas comunidades e o do desaparecimento destas. Outrossim, vai permitir a ocupação e a diversão das crianças bem como dos adultos. Também será uma oportunidade soberana para os pequenos revelarem os seus talentos na área da cultura para posteriormente merecerem o devido acompanhamento.




      
       VII- CUSTOS:

       Os custos com este projecto têm, fundamentalmente, em vista a garantir as condições logísticas, os subsídios para os instrutores, a aquisição de instrumentos musicais, de vestes, de quit da ferramenta necessária para trabalho de escultura, a aprendizagem da olaria, a premiação e o acompanhamento dos talentos revelados.

1.    Logística: conforme se disse no capítulo-IV, para cativar a prestação dos participantes e garantir a boa disposição física e anímica destes, serão oferecidos lanches no fim de cada sessão de ensaios. Para confeccionar os lanches serão necessários utensílios (panelas, pratos, copos, talheres e outros), produtos alimentares (cereais, farinha, massas, sal, açúcar, bolachas, óleo alimentar, feijões, leite, sumos, etc.) para além de lenha.

2.    Subsídios para instrutores: de acordo com o capítulo supracitado, as crianças serão instruídas por 06 (seis) pessoas adotadas de conhecimentos de várias manifestações culturais locais. Para as estimular por forma a realizarem o seu trabalho com amor e carinho, serão atribuídas um subsídio mensal condicionado a apresentação ou a demonstração do resultado  do seu desempenho durante o mês, isto é, mediante a exibição pelas crianças, das actividades culturais aprendidas.

3.    Instrumentos musicais: para se levar a cabo sessões de ensaios e apresentações das actividades culturais em alusão, é necessária a aquisição de instrumentos musicais de tipo tradicional e convencional.

a)    Instrumentos do tipo tradicional – batuques, maracás, Nsuau, etc.
b)    Instrumentos do tipo convencional – violas, auto-falante, amplificador, reprodutor de som, micros, pequeno gerador, colunas sonoras, cabos, etc.

4.    Aprendizagem da olaria: aquisição da matéria prima necessário para a aprendizagem (barro apropriado, água, lenha e processo de massagem do barro).


5.    Quit para escultor: a aprendizagem do trabalho de escultura requer instrumentos próprios, daí a necessidade de sua aquisição.

6.    Vestes: há a necessidade de se adquirir vestes próprios para os ensaios e para a apresentação pública destas manifestações culturais.

7.    Premiação e acompanhamento dos talentos: as crianças que demonstrarem talentos extraordinários no processo de aprendizagem de determinada manifestação cultural, merecerão premiação e acompanhamento que irá permitir o aprofundamento e aperfeiçoamento daquela manifestação, disponibilizando-lhes as condições materiais necessárias, bem como encetar contactos com vista a conseguir bolsas de estudos nas escolas especializadas naquele tipo de manifestação cultural.

          Sumarizando, as actividades serão realizadas num período de 06 (seis) meses (Julho à Dezembro/2015). Os ensaios ocorrerão duas vezes por semana. Tendo em conta que o mês tem 04 (quatro) semanas, significa que em 06 (seis) meses serão 48 (quarenta e oito) sessões de ensaio, mais 01 (um) dia da exibição das actividades aprendidas.

    Segue a tabela que espelha os custos do projecto:
Quanti-dades
Designação dos artigos
Preço Unitário
Importância

Produtos alimenteres




94
910
00

Utensílios domésticos




16
200
00

Instrumentos musicais (convencionais)




28
450
00

Instrumentos musicais (tradicionais)




10
000
00

vestes




30
000
00

Quit do escultor




15
000
00

Trabalho de olaria




12
000
00

Subsídios p/instrutores




80
000
00

Premiação e acompanhamento




200
000
00
- - - - -
Total - -  -  -  -  -  - -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -  -
- -
- - -
- -
- - -
486
560
00
         São:     quatrocentos e oitenta e seis mil e quinhentos e sessenta meticais




           VIII - CONCLUSÃO:   

                A concretização desta fase do projecto MARARANDO-II vai permitir que as crianças das aldeãs abrangidas adquiram conhecimentos práticos das manifestações culturais das suas comunidades, o que significará um passo gigantesco em direcção à promoção, valorização, divulgação e perpetuação das manifestações cultuais da região de Marara, com todos os benefícios acima citados. A Associação solicita  e muito agradece a V.Ex. o apoio financeiro supra, a fim de tornar realidade o presente projecto em benefício da cultura em geral.

“ INVESTIR NA CRIANÇA É INVESTIR NO FUTURO”.




Marara, Março de 2015


O presidente

(Víctor Manejo Jóia)







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